JUCESP - Escritório Regional BauruBAURU / SP •
|
ÁREA RESTRITA |
Na semana retrasada (dia 10 de abril) foi lançado em Bauru o Sistema Operacional VRE – 2 (Via Rápida Empresa – Módulo 2). Para tanto, como já observamos na edição anterior desta Coluna, foi realizada uma palestra para apresentar o conteúdo.
Mostramos que uma das novidades do sistema VRE-2 é que os documentos não mais serão registrados em papel, como ora é o procedimento. Sendo assim, como prova de registro, o usuário, ou a empresa, receberá uma certidão de inteiro teor onde constará todos os dados da empresa registrada.
Essa certidão será emitida e impressa pelo próprio usuário, em seu escritório ou empresa, através do acesso ao sistema VRE-2. De acordo com a secretária geral da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Flavia Regina Britto Gonçalves, que esteve apresentando o novo sistema em Bauru, além da modalidade de abertura da LTDA, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e Inscrição do Empresário Individual num formato totalmente digital, o usuário do sistema também tem a possibilidade de realizar o processo presencialmente.
“No modo presencial será via única. O usuário não precisa mais fazer três vias dos documentos como é agora. Com o novo sistema ele trará apenas uma via dos documentos, o que também agiliza na tramitação e aumenta a segurança jurídica, uma vez que o processo presencial é digitalizado na entrada e tramita todo eletronicamente na Junta Comercial. Além disso, tem o reaproveitamento dos dados. O usuário vai acessar o sistema da Receita Federal e lá vai digitar todos os dados dele, endereço e outros dados pessoais dos sócios, que depois serão migrados para o sistema da Junta Comercial. Essa integração sistêmica é muito interessante, porque o usuário não precisa digitar duas vezes a mesma informação.”
Na próxima semana continuamos o assunto. É a AJUNTA mantendo seu compromisso de informação útil aos escritórios contábeis e empresariado
• Veja outras informações